domingo, 6 de outubro de 2013

POEMAS VISUAIS



Poemas para ser trabalhados em sala de aula


Os poemas visuais vivem de uma estreita conexão entre a palavra e a forma que é dada ao texto. Podemos representar uma ideia através de palavras ou de imagens. No caso do poema visual a ideia é representada em ambos, formando um todo harmonioso que constitui a essência do poema. A forma é simples e facilmente identificável com símbolos ou representações que conhecemos. O texto é necessariamente curto e evocativo da dimensão poética que rasa a superfície das coisas que observamos, com o nosso olhar interior.
Estes são alguns exemplos de poemas visuais, que poderão inspirar
alguns poetas sem idade.


 .
Texto: O coração inclina-se para o amor

Texto: a maça mode o olhar

Texto: o vento leva a nuvem que nos leva


Poema
Poesia Cinética - Millôr Fernandes





Propor aos alunos a produção de poemas, lembrando-os como são estruturados os poemas. Poemas servem para divertir, emocionar e pensar, geralmente tem rimas, apresentam diferentes diagramações. São textos com autorias, isto é, geralmente sabemos quem fez.

A produção de poemas leva os alunos a ampliar o repertório literário, criar e identificar rimas, produzir textos com autonomia, desenvolver atitudes favoráveis a leitura, valorizar a entonação de voz, apropriar-se das definições de verso, estrofe, rima e ritmo.


Poemas retirados da internet

3 comentários: