LEITURA DE IMAGEM
ABAPORU
Este é o quadro mais
importante produzido no Brasil.Tarsila pintou para presentear o escritor Oswald
de Andrade, seu marido na época. Quando viu a tela, assustou-se chamou o amigo,
o também escritor Raul Bopp. Ficaram observando por algum tempo aquela figura
estranha e acharam que ela representava algo excepcional. Tarsila então se
lembrou de seu dicionário Tupi-Guarani e batizaram o quadro de Abaporu( o homem
que come carne humana), que se empolgou com a tela e criou o movimento Antropofágico. É desse período a fase
Antropofágica da sua pintura. Esse movimento apesar de radical foi muito
importante para a arte brasileira e significou uma síntese do Movimento
Modernista brasileiro, que queria modernizar a nossa cultura, mas de modo bem
brasileiro. O abaporu foi a tela mais cara vendida até hoje no Brasil,
alcançado o valor de US$ 1.500.000. Foi comprado pelo colecionador argentino
Eduardo Constantino.
A
imagem da obra Abaporu no campo estrito compreende o espaço físico
representado. Tal espaço não é homogêneo, mas marcado por oposições como campo/cidade,
fundo artificial/natural, espaço interno/externo, público/privado etc. O
personagem humano representado possui cabeça pequena, pés e mãos grandes além
das cores exuberantes.
No campo contextual a análise é mais
complexa, pois a artista valorizou o trabalho braçal representado pelos pés e
mãos exageradamente grandes, visto que este tipo de trabalho era mais
valorizado naquela época pelos grandes fazendeiros e desvalorizou o trabalho
mental (cabeça pequena). A imagem apresenta alguns traços surrealistas,
evidenciando a estetização da obra que apresentam características bem
brasileiras como as cores fortes de um dia ensolarado, as cores da nossa
bandeira nacional.
Esta imagem pode ser
trabalhada na pratica educativa tanto nos anos finais do ensino fundamental
quanto no ensino médio. Para fazer análise da obra é necessário olhar o quadro
sem se preocupar com o assunto que ele representa não condenar o quadro
simplesmente porque essa figura não é padronizada.
Olhar
é reconstruir o real, é emancipar cores, decifrar enigmas, provocar
estonteamento na mente. Pintura é sempre criação e criação tem o poder de
abstrair-se da realidade imediata.
Toda
imagem é histórica. Num quadro, na foto,escultura ou ate mesmo em uma fachada
de edifício é possível ver a marca em um
momento da sua produção. Para o processo de análise da obra é necessário a
observação do espaço material, do espaço geográfico, dos objetos e da
figuração. Para isso fazemos os seguintes questionamentos:
Qual é o título da obra?
O que esta obra representa?
É homem ou mulher?
Os pés são gigantescos. O
que eles expressam?
Quais as cores que
predominam na obra? Que sensação essas cores lhe dão?
Se pudessem associar essas
cores a sons, quais seriam eles?
A obra lhe provoca alguma
lembrança?
O título dessa obra tem
alguma relação com a imagem?
Essa figura perece ser
real ou imaginária? Pó que?
O que mais chamou sua
atenção nesta pintura?
Após os questionamentos apresentados, os alunos farão em grupos uma
releitura da obra, usado a sua criatividade. Faremos um mural das pinturas
elaboradas pelos alunos.
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